sábado, abril 27, 2019

Sexta-feira, Junho 19, 2009

Desopinação

Ultimamente tenho-me dedicado às leituras obtusas, deambulo pela net numa tentativa incessante de achar o óptimo. Doem-me os rins, torço-me sem saber exactamente se é da leitura se é dos rins. Que raio de tentativa de analogia mal conseguida. Já achei coisas de leitura "espasmódica", sabem o que é? É aquela leitura de que não estamos à espera e se revela uma notável descoberta. Mas também tive o prazer de ler as maiores merdas que imaginar se pode. Em Lagos, no pasquim oficial da cidade, podemos ter esse prazer, ler idiotices sem nexo, até doer a barriga de tanto rir e os rins, claro!
Acho piada ao ler certos artigos de autores ressabiados consigo próprios. Escrevem mas na normalidade não dizem nada, não deixam, contudo, de estar convencidos do contrário. Deambulam por um imaginário DANTESCO. Fico perplexo, afogado em pensamentos de comiseração. Leio auto elogios repletos de intelectualidade bacoca, roçando repetidamente a imbecilidade. Usam palavreado que só eles entendem, termos "dicionarescos", palavras difíceis até de contextualizar e terminam os textos, invariavelmente, com analogias grotescas, disparatadas que só servem a um imaginário brutal de ignorância e falta de respeito por quem se dedica a lê-los. Eu leio-os, claro que sim, se não lesse como raio é que eu podia ter este ar comiserado e impoluto?
Após scriptum ou lá como raio se diz isso:
Há pouco, pelo telefone, uma amiga dizia-me:
- " Oh pá, atão tu criticas os outros cabrões que escrevem coisas que não entendes e usas um palavreado caro que ninguém entende"? Disse-me ela, ou perguntou, sei lá. Respondi com a maior das naturalidades que não concordava e que até me tinha sabido bem ir escrevinhando ao som do pensamento, mas decido vir reler. Deparo-me com uma escrita claustrofóbica, muito plagiativa no sentido citativo, horrível, mas deliciosamente intersubjectivante. Cum caraças, será que aqueles gajos não me veem aqui ler e aprendem alguma coisita? Adorei esta merda e não a vou mudar nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários